Olimpíadas Científicas

Geralmente as Olimpíadas Científicas existem em 3 “níveis”: estaduais, nacionais e internacionais. Em alguns casos você pode participar das competições nacionais sem ter que passar pelas etapas estaduais, mas para participar de uma internacional você precisa participar das etapas nacionais (com poucas exceções, como a WoPhO, e algumas outras realizadas pela internet). Na internet e meios de comunicação são divulgadas as datas, Veja o CALENDÁRIO DE OLIMPIADAS Científicas Nacionais  e torneios científicos.

Olimpíada Brasileira de Robótica- OBROlimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Competição de robótica subdividida em duas modalidades teóricas (Teórica e Duathlon) e uma prática. Na modalidade Teórica participam alunos de 1ª a 8ª série (6º ao 9º ano). Na modalidade Duathlon participam Alunos do Ensino Médio que nunca tenham participado da construção de algum robô. Na modalidade Prática, todos podem participar.

O TJR – Torneio Juvenil de Robótica é um dos maiores eventos gratuitos de robótica da América Latina. Ocorre desde 2009 e destina-se a difundir a Robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior. Tem abrangência nacional e as equipes de melhor desempenho classificam-se para o International Tournament of Robots. Saiba mais.

Olimpíada Brasileira de Astronomia- OBAOlimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – Competição de Astronomia e Astronáutica para alunos da 1ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, embora estas matérias não sejam cobradas diretamente na prova, podendo ter conteúdos de Lógica, Física, Geografia ou Matemática. Possui fase única, realizada no 1º semestre, e classifica para a seletiva dos estudantes que nos representarão nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia!

 

Desafio Nacional Acadêmico – Você, que gosta de Internet e topa qualquer desafio, não pode ficar de fora do maior evento on-line organizado no Brasil. Mais de 280.000 pessoas já participaram! Um evento que vai prepará-lo para enfrentar todos os desafios do mercado de trabalho, além de proporcionar diversas horas de diversão e aprendizado.

 

Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – Competição de Matemática, na qual participam alunosde 5ª série (6ºano) do ensino fundamental a alunos do 3º ano do ensino médio. Provas realizada em 3 fases, a primeira no primeiro semestre e as outras duas no segundo. Ela convoca os alunos para a seleção de equipes brasileiras de diversas Olimpíadas Internacionais de Matemática!

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Todas as escolas privadas de todo o Brasil também estão sendo convidadas a participar da OBMEP. Tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Visite a página do PIC e conheça o material preparado para o programa: www.obmep.org.br/pic.htm

Olimpíada Brasileira de Física - OBFOlimpíada Brasileira de Física (OBF) – Competição de Física na qual participam alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Provas realizadas em 3 fases, todas no segundo semestre de cada ano. Ela convoca os melhores medalhistas para a seleção das equipes brasileiras que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Física!

 

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto  nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT aconteceu em 2012, 2013, 2014 e 2015 em nível nacional, e acontecerá em 2016, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino  Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

 

Olimpíada Brasileira de Química Júnior - OBQ JrOlimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQ Jr.) – Competição de Química para alunos do 8º e 9º ano, realizada em duas fases no segundo semestre do ano. Prova cobra o assunto do Colegial para alunos do Fundamental. Ela classifica para a OBQ no ano seguinte!

Olimpíada Brasileira de Química- OBQOlimpíada Brasileira de Química (OBQ) – Competição de Química para alunos do 1º,2º e 3º colegial, realizada em 6 fases, sendo duas delas realizadas por outra competição, como a Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr) ou a Olimpíada de (Seu Estado) de Química, tendo sido premiado em alguma destas competições anteriormente à OBQ de um determinado ano. E, por ela, você poderá chegar às Olimpíadas Internacionais de Quimica!

 

TVQ - Torneio Virtual de QuímicaTorneio Virtual de Química (TVQ) – Torneio de Química para alunos do Ensino Médio. Duas fases são realizadas pela internet, com duração de 4 semanas (para poder pesquisar), e depois delas há uma fase final, presencial.

 

Olimpíada Brasileira de HistóriaOlimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) – Competição de História, organizada de um modo diferente. Suas provas são feitas em equipe e pela internet. Ao longo de várias fases, os alunos têm tempo de pesquisar e perguntar a professores sobre as questões, com exceção da Fase Final, que é uma prova presencial, na qual o professor representante da equipe não participa.

 

IJSO BrasilOlimpíada Internacional de Ciências Junior Brasil (IJSO Br) – Prova de Física, Química e Biologia realizada em duas fases, ambas no segundo semestre. Podem participar alunos de todas as séries, desde que tenham 15 anos ou menos até 31 de dezembro do ano de realização da prova. Cai a matéria de 1º, 2º e 3º de Física, Química (sem Orgânica) e Biologia. Os 6 vencedores desta representam o Brasil na IJSO internacional!

 

Olimpíada Brasileira de BiologiaOlimpíada Brasileira de Biologia (OBB) – Prova de Biologia feita para alunos do Ensino Médio. Cobre a matéria do Ensino Médio e conteúdo extra (normalmente visto em materiais de introdução do Ensino Superior, ou estudando as provas passadas). Os vencedores desta representam o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e na Iberoamericana de Biologia!

 

Olimpíada Brasileira de Informática- OBIOlimpíada Brasileira de Informática (OBI) – Trata-se de uma Olimpíada de Lógica nos níveis Iniciação 1(até o 7º ano) e Iniciação 2(até o 9º ano) e de programação computacional para os níveis Programação Júnior(até o 9º ano), Programação 1(até o 2º colegial) e Programação 2(até o 1º ano da faculdade). Os vencedores da P2 participam da seletiva que seleciona os alunos que nos representarào na Olimpíada Internacional de Informática!

 

IYPT Br - Torneio Internacional de Jovens FísicosInternational Young Phisics Tournament Brasil (IYPT Br) – Competição de física diferente, em que, no lugar de provas há “Physics Fight”, os alunos discutem os problemas em uma espécie de duelo entre equipes. Eles recebem os problemas (normalmente práticos, mas que necessita de conhecimento da teoria pra resolver) com grande antecedência para podere fazer pesquisas e experimentos. É realizada em equipes de 3 a 5 integrantes do ensino médio, podendo ser de escolas diferentes. Os capitães das equipes vencedoras represntam o Brasil na IYPT internacional! Temos uma ótima página com dicas sobre o IYPT!
A Olimpíada Brasileira de Linguística acontece desde 2011, envolvendo alunos do ensino médio de diferentes partes do país em torno de temas envolvendo línguas, linguagem, cultura e cognição. Cada ano ela recebe uma ênfase e um nome diferente: já foi Kytã, Noke Vana, Paraplü, Vina, Òkun e, agora, Ñanduti.

 

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos da Obsma, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

Oceanografia