Faça você mesmo o seu controle

Manutenção de controles

Você pode fazer o seu controle ou modificar um antigo instalando freio, relé e transistor para variar a sensibilidade


Para freio geralmente é utilizado um potenciômetro de 2 a 30 ohms e o transistor mais utilizado nos controles é o MJ 802. Para réplicas (motores mais fracos) pode-se utilizar o transistor TIP 142.

O relé garante uma “ligação direta” quando você acelera tudo, evitando as perdas dos cabos de aceleradores. Geralmente é utilizado um relé automotivo encontrado nas lojas de peças de automóveis.



Existem pistas com polarização POSITIVA e pistas com polarização NEGATIVA. Você precisa verificar a polarização da pista onde vai usar o seu controle, caso ligue trocado pode queimar o transistor.


Se você não tem certeza da polarização da pista e de seu controle procure um profissional na loja ou pista de sua cidade, os circuitos apresentados a seguir são exemplos a montagem fica por sua conta. 

 

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Instalação de freio

Você pode fazer instalar um freio e um transistor nos seus controles antigos que usam resistências.



Instale um transistor para poder variar a sensibilidade de potência. Cada motor consome um valor de corrente e por isso o acelerador precisa fornecer a potência exata consumida pelo motor para não ficar muito forte nem muito fraco. (Pot = V x I)


 

Com o potenciômetro de sensibilidade você pode controlar a sensibilidade do controle para cada motor deixando mais fraco ou forte de acordo com a sua tocada e motor usado. Para motores mais fortes geralmente é utilizado o transistor MJ 802 por suportar mais corrente. 


 

ATENÇÃO!!!!!!!

 

VERIFIQUE sempre a polarização da pista onde você vai utilizar o seu controle.

 

Existem pistas com polarização positiva (internacional) e pistas com polarização negativa (antigas pistas no Brasil). 

 

 

Para entender mais sobre polarização visite o site da NoviSlot: https://novislot.blogspot.com/2015/07/polaridade-da-pista.html

 

 

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Instalação de freio em réplicas

Você pode fazer instalar freio e transistor nos seus controles antigos de réplicas, da mesma maneira como nos controles modernos usados nas pistas de madeira.



Para réplicas o transistor mais utilizado é o TIP42.


O circuito do controle para réplicas é equivalente ao usado com o MJ802 (muito usado nos famosos controles DiFalco).


 

 

ATENÇÃO!!!!!!!

 

VERIFIQUE sempre a polarização da pista onde você vai utilizar o seu controle.

 

 

 

Assim como nos controles DiFalco, existe a configuração para pistas positivas (padrão internacional) e pistas negativas (antigas usadas no Brasil).


Atualmente a maioria das pistas no Brasil são positivas e por isso os controles brasileiros estão saindo de fábrica com polarização positiva. 


 

Para entender mais sobre polarização visite o site da NoviSlot: https://novislot.blogspot.com/2015/07/polaridade-da-pista.html

 

 

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