Manutenção de controles
Você pode fazer o seu controle ou modificar um antigo instalando freio, relé e transistor para variar a sensibilidade
Para freio geralmente é utilizado um potenciômetro de 2 a 30 ohms e o transistor mais utilizado nos controles é o MJ 802. Para réplicas (motores mais fracos) pode-se utilizar o transistor TIP 142.
O relé garante uma “ligação direta” quando você acelera tudo, evitando as perdas dos cabos de aceleradores. Geralmente é utilizado um relé automotivo encontrado nas lojas de peças de automóveis.
Existem pistas com polarização POSITIVA e pistas com polarização NEGATIVA. Você precisa verificar a polarização da pista onde vai usar o seu controle, caso ligue trocado pode queimar o transistor.
Se você não tem certeza da polarização da pista e de seu controle procure um profissional na loja ou pista de sua cidade, os circuitos apresentados a seguir são exemplos a montagem fica por sua conta.
Instalação de freio
Você pode fazer instalar um freio e um transistor nos seus controles antigos que usam resistências.
Instale um transistor para poder variar a sensibilidade de potência. Cada motor consome um valor de corrente e por isso o acelerador precisa fornecer a potência exata consumida pelo motor para não ficar muito forte nem muito fraco. (Pot = V x I)
Com o potenciômetro de sensibilidade você pode controlar a sensibilidade do controle para cada motor deixando mais fraco ou forte de acordo com a sua tocada e motor usado. Para motores mais fortes geralmente é utilizado o transistor MJ 802 por suportar mais corrente.
ATENÇÃO!!!!!!!
VERIFIQUE sempre a polarização da pista onde você vai utilizar o seu controle.
Existem pistas com polarização positiva (internacional) e pistas com polarização negativa (antigas pistas no Brasil).
Para entender mais sobre polarização visite o site da NoviSlot: https://novislot.blogspot.com/2015/07/polaridade-da-pista.html
Instalação de freio em réplicas
Você pode fazer instalar freio e transistor nos seus controles antigos de réplicas, da mesma maneira como nos controles modernos usados nas pistas de madeira.
Para réplicas o transistor mais utilizado é o TIP42.
O circuito do controle para réplicas é equivalente ao usado com o MJ802 (muito usado nos famosos controles DiFalco).
ATENÇÃO!!!!!!!
VERIFIQUE sempre a polarização da pista onde você vai utilizar o seu controle.
Assim como nos controles DiFalco, existe a configuração para pistas positivas (padrão internacional) e pistas negativas (antigas usadas no Brasil).
Atualmente a maioria das pistas no Brasil são positivas e por isso os controles brasileiros estão saindo de fábrica com polarização positiva.
Para entender mais sobre polarização visite o site da NoviSlot: https://novislot.blogspot.com/2015/07/polaridade-da-pista.html