Autor: César Bastos
E-mail: cesarbastos@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3111563900262771
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8826-5796
Publicações recentes:
OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui; CLASSE, Tadeu Moreira de; BASTOS, César Augusto Rangel. Análise de Sentimentos e Emoções em Fóruns Educacionais: Um Estudo de Caso em um Curso de Formação Docente durante a Pandemia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 855-866. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234395.
RANGEL BASTOS, CESAR AUGUSTO. Ensinando e Aprendendo com Tecnologia: Uma pesquisa-formação baseada na ciência do design. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 2022.
Tese César Augusto Rangel Bastos.pdf (download)
BASTOS, CÉSAR. Robótica ETEFV, I COLÓQUIO FAETEC PROFESSORES-PESQUISADORES SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA RIO DE JANEIRO-RJ, 15 A 17 DE JUNHO DE 2021 - https://www.even3.com.br/anais/icoloquiofaetec2021/359522-robotica-etefv/
BASTOS, CÉSAR; SIQUEIRA, SEAN. Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente , Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 573-595, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.573
ResearchGate: https://www.researchgate.net/publication/346100924_Repensando_o_Ensino_com_Novas_Tecnologias_Design_Thinking_e_Experiencia_do_aluno_Um_Estudo_Qualitativo_com_base_em_Formacao_Docente#fullTextFileContent
BASTOS, CÉSAR; SIQUEIRA, SEAN. Uma Iniciativa de Formação Docente em Design Instrucional sob os enfoques de Design Thinking e Experiência do Usuário . In: Anais do Workshop de Informática na Escola, 2019, Brasília. Porto Alegre: SBC, 2019. p. 869-878. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.869 (Prêmio de melhor artigo da Trilha 2 do WIE 2019)
Capítulo 21 do livro Computação na Educação Básica - Uma experiência de ensino de programação criativa na série curricular
Texto do capítulo 21 - Escola Parque
Capítulo 26 do livro Computação na Educação Básica - O ensino de programação por meio da robótica em uma escola técnica do Rio de Janeiro
Texto do Capítulo 26 - Programação na ETEFV (FAETEC)
Artigo premiado no WIE 2019: Uma Iniciativa de Formação Docente em Design Instrucional sob os enfoques de Design Thinking e Experiência do Usuário
Capítulo 12 do Livro Robótica Educacional - Consórcio de laboratórios remotos para a prática da robótica educacional – LabVAD
Texto do capítulo 12
Capítulo 11 do Livro Estratégias de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior: Ensino para Liderança, Inovação e Criatividade (Edição Inglesa) - Aprendizagem Ativa na Prática: Técnicas e Experiências em Cursos de Sistemas de Informação no Brasil.
Texto do Capítulo 11 - Robótica ETEFV (FAETEC
AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA: APLICAÇÃO DO MÉTODO DO PERCURSO COGNITIVO - Junho 2020 EDUCAÇÃO Teoria e Prática 30(63):1-17 - DOI: 10.18675/1981-8106.v30.n.63.s12950 - Cesar Bastos, Gustavo de Oliveira Almeida
Aprendizagem Ativa na Prática: Técnicas e Experiências em Sistemas de Informação Cursos no Brasil: Ensino para Liderança, Inovação e Criatividade - abril de 2018 - DOI:10.1108/978-1-78714-487-320181012 - No livro: Estratégias de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior (pp.273-292) - Ronney Moreira de Castro, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Cesar Bastos, Maria Cristina Pfeiffer Fernandes.
ResearchGate - Active Learning in Practice: Techniques and Experiences in Information Systems Courses in Brazil: Teaching for Leadership, Innovation, and Creativity - Ronney Moreira de Castro, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Cesar Bastos, Maria Cristina Pfeiffer Fernandes
Aplicação do Método Cognitivo Walkthrough para Avaliar a Usabilidade do Pacote de Simulações PhET para o Ensino de Física - agosto de 2018 /IJICTE.2018100103 Projeto: Pesquisa Governamental Aberta - Desenvolver um Modelo para Coprodução de Serviços Digitais no Governo. - Gustavo de Oliveira Almeida , César Bastos .
Trilhando trajetórias de pesquisa & inovação - um ensaio coletivo - março de 2017 - DOI: 10.13140/RG.2.2.21153.61287- número: RelaTe-DIA - Relatórios Técnicos do DIA/UNIRIO, vol 10, no. 1 - UNIRIO
Alunos da Escola Pública Estadual Ferreira Viana desenvolvem robôs de última geração, César Bastos 2017: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/institucional/assessoria-de-comunicacao/noticias/439-alunos-da-escola-publica-estadual-ferreira-viana-desenvolvem-robos-de-ultima-geracao
Se você gostou deste site, tem alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para enviar um e-mail para o administrador: cesarbastos@materiaprima.pro.br